Odontologia Preventiva

De quanto em quanto tempo um check-up dentário deve ser feito?

É aconselhável visitas regulares a cada 6  meses, mas em determinados casos a cada 3 meses.

O que é a placa?

A placa é uma película branca fina que se forma sobre os dentes e gengivas. É composta principalmente por proteínas que aderem à superfície dos dentes e vários tipos de bactérias da cavidade bucal.

Quando há acúmulo da placa, isto é, ela não é removida da superfície do dente, o que muda a sua composição e a torna  mais agressiva, pode causar nos dentes (cárie) e gengivas (gengivite).

Quando a placa é formada?

A placa começa a se formar entre 2 e 4 horas depois de escovar os dentes.

Por que ocorre a cárie?

Basicamente ocorre é que as bactérias na boca metabolizam os açúcares da dieta produzindo o ácido que dissolve o esmalte dos dentes, isso aliado com a má higiene bucal.

Como posso prevenir a cárie?

Escovar os dentes após cada refeição e fio dental diariamente.
Dieta equilibrada, comer frutas, legumes e grãos integrais por dia, evitando o consumo de açúcar, principalmente doces e gomas de mascar que aderem aos dentes.
Use cremes dentais e enxaguatórios bucais contendo flúor.
Ir ao dentista a cada 6 meses ou como recomendado para evitar problemas futuros.

O que é o tártaro ou cálculo dental?

O tártaro ou cálculo é a placa acumulada que devido a compostos minerais e de outros elementos da saliva que endurece. Uma vez que o tártaro se formou, se mantém ligado à superfície do dente e já não pode ser removido somente com a escovação, de modo que será necessário que o dentista realize uma limpeza com raspagem e profilaxia para removê-lo.

Higiene Oral

A higiene bucal é um aspecto fundamental em todas as fases da vida, a fim de manter a boa saúde oral você deve: