Bruxismo

O que é Bruxismo?

O bruxismo é um estado de hiperatividade muscular, sendo considerado uma desordem do sono, e ocorre quando uma pessoa range ou aperta os dentes. Pode acontecer durante o dia, mas geralmente ocorre subconscientemente à noite quando se está dormindo. Infelizmente esse hábito pode desgastar, fraturar ou até lascar os dentes, deixando-os sensíveis. Algumas pessoas acordam com dor na cabeça e na mandíbula devido à pressão dos músculos da mandíbula ao ranger os dentes.

 

O que causa o Bruxismo?

Estresse diário, ansiedade, apneia do sono, hábitos alimentares pobres em fibras, causando falta de desenvolvimento do sistema mastigatório; excesso de produtos industrializados; interferências no encaixe dos dentes (oclusão); respiração bucal causando ressecamento da boca; maus hábitos como mamadeira, chupeta, dedo e morder objetos.

 

Quais são os sinais e sintomas do Bruxismo?

Podemos observar nos dentes sinais, como: desgastes, trincas, fraturas, mobilidade e movimentação indesejada; sensibilidade excessiva, gengivite crônica, fraturas dentais; problemas na articulação temporomandibular, como: ruídos, estalos, travamentos, dificuldade ao abrir a boca; podendo haver também reclamações como ouvir zumbidos, ter dores perto do ouvido, da nuca e dos ombros; sentir dificuldade para mastigar, bocejar e abrir a boca e perceber estalos na região do ouvido, ao forçar a abertura da boca.

Tratamentos

Para amenizar os sintomas de dor e proteger os dentes dos desgastes indesejados, é indicado uma placa intraoral que deverá ser utilizada por toda noite e por parte do dia se o paciente desejar.

 

Realização de procedimentos clínicos para deixar a oclusão o mais equilibrada possível, o que pode ser: trocas de restaurações, desgastes seletivos, troca de próteses e reposição de dentes.

 

Aplicação de Toxina Botulínica (Botox), que age relaxando os músculos da mastigação que estão em hiperfunção, assim a tensão diminui e o músculo não tem mais força suficiente para promover o atrito entre os dentes, devolvendo-lhe o estado de normalidade. O procedimento é eficaz e seguro e não há qualquer comprometimento motor da boca.

 

Em casos muito severos, podemos prescrever medicamentos para relaxar.

 

Bruxismo tem cura?

Ainda não há cura para o bruxismo, mas sim o controle dos fatores locais, sistêmicos e principalmente dos psicológicos. O importante é proteger de imediato os dentes de desgastes indesejados. Assim teremos tempo para identificar a origem dos problemas e tentar resolver dentro do possível.