Clareamento Dental
Quase todas as pessoas, que têm dentes permanentes, podem ser candidatos ao clareamento dental. O dentista poderá avaliar sua saúde bucal e recomendar o método de clareamento mais adequado para você.
Tipos de clareamentos:
1. Em consultório: mínimo de duas a três sessões, ativados ou não por Laser ou Led.
2. Em casa: Com o uso de uma moldeira personalizada na qual o paciente coloca um gel clareador por um período mínimo de 20 dias, dependendo do grau de manchamento dos dentes, com concentração e tempo específico para cada caso, atualmente variando de meia a duas hoiras de uso diário.
3. Associação das duas técnicas acima citadas: Uma sessão em consultório + 7 a 10 dias usando moldeira + gel. Das 3 técnicas citadas, esta é a que apresenta os melhores resultados pois envolve o acompanhamento do profissional e os recursos necessários para bons resultados.
Perguntas frequêntes:
1-Como ocorre o clareamento dos dentes?
Os géis utilizados no clareamento agem quimicamente, onde moléculas de oxigênio penetram na dentina e atuam diretamente sobre as substâncias que coraram o dente.
2-Fazer clareamento remove o esmalte dos dentes?
Não, nem remove nem enfraquece o esmalte dos dentes.
3-Ocorre algum dano às gengivas com o uso de gel de clareamento?
Na maioria das vezes não. Alguns pacientes podem apresentar uma ligeira sensibilidade nas gengivas quando se utiliza o gel numa maior concentração, como por exemplo 20%. Caso isto ocorra, basta suspender a aplicação por uma noite. Sempre que ocorrer algum tipo de sensibilidade, entre em contato com seu dentista.
4-O clareamento dental provoca enfraquecimento dos dentes?
Essa ideia na realidade é um mito. Há uma infinidade de artigos científicos evidenciando que não ocorre enfraquecimento do esmalte e da dentina. A técnica de clareamento com moldeira + gel está consagrada desde os anos 80 e não provoca nenhum tipo de enfraquecimento dos dentes.
5-Os géis clareadores danificam e/ou modificam a cor das restaurações de resina e coroas de porcelana?
Não. Os produtos clareadores não alteram a cor dos materiais restauradores, apenas dos dentes. Sendo assim, após o clareamento torna-se necessário substituir as restaurações em resina e/ou porcelana.
6-O clareamento dos dentes é permanente?
Não, os resultados deste tratamento não são para sempre. No entanto, tenha em mente que uma higiene oral diária é parte essencial da manutenção de resultados de clareamento e evitar tomar alimentos que podem causar manchas (café, chá, vinho tinto, etc.), certos medicamentos ou até mesmo alguns antissépticos bucais, como eles podem manchar os dentes após o clareamento.
7-Clareamento dos dentes é doloroso?
Não. Entretanto, alguns pacientes podem notar um aumento da sensibilidade após o procedimento ter sido realizado e que pode ser contornado com dessensibilizantes eficazes.
8-Com que idade você pode realizar clareamento?
A partir dos 18 anos de idade.